quinta-feira, 19 de março de 2009

Especializar-se ou não?

Conversava em uma roda de amigos outro dia, quando surgiu o tema "especializar-se ou não?". Debatemos por cerca de meia hora e não chegamos a uma resposta à questão. Porém, tiramos algumas conclusões que compartilho aqui com vocês:

Especialização x Retorno financeiro

A especialização normalmente aumenta o retorno financeiro do profissional. Mas isto ocorre à médio-longo prazo. Um cuidado que se deve tomar é estudar o 'teto' de remuneração do segmento. Algumas vezes um especialista no segmento A tem uma remuneração de 'profissional pleno' em um segmento B. O tempo para chegar-se ao 'teto' também deve ser levado em consideração.

Especialização x Empregabilidade

Eis um aspecto que deve ser especialmente estudado: Empregabilidade. Uma opção é avaliar a densidade demográfica da carreira.
Por exemplo:
  • Para suportar um grupo hipotético de 20 desenvolvedores, há 1 administrador de banco de dados (DBA), 3 analistas de sistemas, 1 analista de suporte, 3 analistas de testes. Analisando a situação demonstrada, pode-se optar pela carreira de desenvolvimento que garante uma melhor empregabilidade, porém a rentabilidade não é igual à de um DBA

Sendo assim, avaliar a empregabilidade é um aspecto importante a ser considerado na hora de fazer a opção pela especialização.
O estudo 'empregabilidade x especialização' tem dois aspectos distintos:
  1. Um especialista está mais preparado para enfrentar os desafios de sua área de atuação. Este fator aumenta a empregabilidade do especialista.
  2. Um especialista é mais 'caro' do que um profissional generalista e nem sempre as organizações estão dispostas a pagar pela especialização. Seja pela natureza de seu negócio, urgência ou capacidade financeira. Este fator diminui a empregabilidade do especialista.

Capacitação

Tornar-se especialista em um determinado segmento custa tempo, dinheiro e dedicação. Cada segmento determinará o quanto de cada um destes elementos será necessário. É importante pensar neste aspecto antes da opção.
Uma área A pode exigir apenas 1 ano para que o profissional torne-se especialista, porém os treinamentos querem alta dedicação e custam alto.
Uma área B pode exigir 5 anos para a especialização, porém os custos seriam reduzidos e a dedicação seria diluída ao longo deste tempo.

Plano de contingência

Uma situação à que o especialista estará sujeito é a ausência de mercado. É preciso que o profissional que tenha um plano de contingência para esta situação. Neste plano de contingência o profissional deve considerar:
  • Reserva financeira - O especialista deve ter uma reserva financeira para os tempos em que sua rentabilidade não esteja suprindo suas necessidades.
  • Áreas afins - Em algumas situações o especialista pode considerar a troca de área de atuação, então é importante conhecer áreas afins, onde seu conhecimento acumulado será aproveitado.
  • Localização geográfica - Profissionais especialistas em alguns ramos de negócio. Devem considerar a localização geográfica de seu mercado. Em alguma cidades, há grande concentração de Instituições Financeira em outras, há Telecom, Siderurgia, Metalurgia e por aí vai...

Afinidade com a área escolhida

É preciso que o profissional tenha afinidade com a área em que deseja especializar-se, afinal de contas, a especialização é uma espécie de casamento. Ter prazer em desempenhar certa atividade pode ser um fator de sucesso e um importante diferencial, além de minimizar o risco por um eventual arrependimento.


Bem pessoal, este tema é muito controverso e particular. Vejam que aqui não entramos no mérito do "Vale a pena?". Apenas enumeramos aspectos a serem considerados na hora da decisão pela especialização. Em matéria de especialização, conheço diversos casos de sucesso e alguns de fracasso. É importante frisar que não conheço nenhum fracasso "total". Há sempre uma válvula de escape que permite que o profissional não vá ao fundo do poço. Também é importante ressaltar que nenhuma história de sucesso foi construída sem talento, dedicação, suor e aquela pitada de sorte...

Nenhum comentário: