terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

A SOX e a ânsia dos administradores

Ultimamente, presenciamos um grande movimento de empresas investindo em governança corporativa e em aderência à lei americana Sabanes-Oxley (SOX). Nós, da tecnologia da informação, somos afetados diretamente, tendo em vista que algumas das medidas necessitam do suporte da TI para saírem do papel. O grande problema está na ânsia dos administradores que não querem fazer da aderência à SOX um projeto planejado e cuidadosamente articulado (como deve ser). O que vemos é a pressa em obter o selo "empresa aderente à SOX" do dia para a noite e o caos sendo instaurado nos processos internos das organizações.

É importante lembrar que o principal motivador da criação da SOX foi o mercado de capitais norte-americano, que sofreu um grande baque com as fraudes nas demonstrações financeiras de enormes empresas. Porém, o principal foco da SOX não é garantir uma vantagem competitiva aos acionistas e sim garantir controle total sobre os processos administrativos das empresas, garantir números reais e confiáveis a respeito da saúde da empresa como um todo (não apenas a saúde financeira) e garantir que todos os acionistas, independentemente do tamanho de sua participação no capital da empresa, tenham acesso às mesmas informações, entre outros. As exigências da Sarbanes-Oxley, além de garantirem a estabilidade da bolsa de NY e da economia americana como um todo, acabavam por garantir a estabilidade das empresas também. Por este prisma, podemos perceber que governo, sociedade, empresas e, principalmente, investidores são beneficiados.

No Brasil, esta mentalidade está em fase inicial e, por isto, a coisa ainda está um tanto deturpada. Algumas empresas perceberam a real essência das práticas de governança e estão usufruindo de um balanço superavitário há alguns anos, apesar de terem passado por um árduo caminho até um bom nível de maturidade na governança corporativa. Outras empresas viram o sucesso das primeiras e estão tentando remar na mesma direção. O grande perigo é que estas só estão querendo "copiar" os benefícios obtidos e não os processos que as levaram ao sucesso na implantação da governança corporativa. A implantação da governança não deve ser vista apenas como meio de aumentar a liquidez de seu capital. As empresas devem enxergar, também, a oportunidade de crescimento que está por trás disto tudo: otimização de processos internos, racionalização de investimentos, transparência na administração e valorização do capital humano, entre outros.

Como muitas modas já vistas aqui no Brasil, muitas empresas estão remando para uma direção sem saberem ao certo aonde querem chegar. Muitas não sabem os reais benefícios trazidos pela SOX e nem estão interessadas em os aproveitarem. Estão enxergando apenas o benefício imediato: participar do "Novo Mercado" da Bovespa, visando aumentar a liquidez em suas ações.

É como querer ter um físico de atleta e, para isto, tomar anabolizantes ao invés de fazer ginástica.

Nenhum comentário: